Sites Grátis no Comunidades.net Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 1.7/5 (30 votos)







Fontes:

 

Fotos:  Google

Texto: Wikipédia

Videos: Youtube

 
Maurren Maggi



Maurren Higa Maggi

 (São Carlos25 de junho de 1976) é uma saltadora brasileira. Tornou-se o maior nome da história do atletismo feminino do Brasil ao ganhar a medalha de ouro na prova de salto em distância dos Jogos Olímpicos de Pequim de 2008, saltando 7,04 m. Foi eleita melhor atleta da década pela revista Sport Life [1]

Ela é recordista brasileira e sul-americana do salto em distância (7,26 m) e tricampeã pan-americana em Winnipeg 1999Rio 2007 e Guadalajara 2011 na mesma prova. É também recordista sul-americana da prova dos 100 metros com barreiras, com a marca de 12s71, obtida em 2001, e já foi recordista sul-americana do salto triplo, com 14m53, marca obtida em 2003.

Maurren terminou duas vezes o ano como número um do mundo no salto em distância: em 1999 (7,26 m) e em 2003 (7,06 m). Ela chegou a ser a nona melhor atleta da história da modalidade, em 1999, à época do seu salto de 7,26 m.

Vida pessoal

Maurren foi casada com o piloto Antônio Pizzonia (ex-piloto de Fórmula 1 e atualmente na Stock Car) e eles têm uma filha chamada Sofia.

Em 30 de dezembro de 2008 foi inaugurado numa praça central em São CarlosSão Paulo um monumento para homenagear o grande feito da atleta.

Em fevereiro de 2011, ingressou na Uniban (Universidade Bandeirante de São Paulo) no Campus Vila Mariana, para iniciar o curso Tecnologia em Gestão Desportiva e de Lazer. Um curso voltado para a área da gestão do esporte.

Carreira

Maurren teve a primeira participação olímpica em Sydney 2000, ficando com o 25º lugar.

Doping

Poucos dias antes do Pan-americano de Santo Domingo, em 2003, foi suspensa da competição acusada de dopagem. A atleta alegou que não sabia da presença declostebol, encontrado no organismo, na composição do creme cicatrizante Novaderm, que foi aplicado após uma sessão de depilação definitiva. A droga é a primeira na lista de proibições da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF). Ficou de fora deAtenas 2004 devido à suspensão.

Volta às competições

Em 2006 retornou aos treinamentos e conquistou novamente a medalha de ouro no Rio 2007 no salto em distância, com a marca de 6,84 m. Ela ainda competiu no salto triplo, mas terminou a prova em quarto lugar. Na preparação olímpica no início de 2008, Maurren saltou 6,89 m no Mundial de Atletismo Indoor, na Espanha, e conquistou a medalha de prata. No Troféu Brasil de Atletismo, em junho de 2008, Maurren conquistou a medalha de ouro com a marca de 6,99 m, o segundo melhor salto do mundo do ano.

Pequim 2008

A prova das Olimpíadas de Pequim 2008 marcou também a conquista da segunda medalha de ouro do Brasil nos Jogos. Maggi fez 7,04 m no primeiro dos seis saltos. Foram exatos 22 passos até o salto da atleta no Ninho de Pássaro, o nome como ficou popularmente conhecido o Estádio Nacional de Pequim. Os três primeiros saltos eram classificatórios e eliminaram as quatro últimas das doze finalistas, dentre elas a brasileira Keila Costa, que demonstrou muito nervosismo na prova. Na continuação da prova, Maurren manteve a marca inicial como a melhor, pois queimou os três saltos seguintes. No quinto salto, Maurren fez 6,76 m. A russa Tatiana Lebedeva, campeã olímpica em Atenas e grande rival, parecia tranquila no início da prova. Fazia gestos irreverentes à câmera e mandou uma piscadela abaixo dos óculos escuros. Com o salto de Maurren, a tranquilidade acabou. A atleta queimou muitos saltos e, na última chance, fez 7,03 m, apenas um centímetro a menos que a brasileira.

Maurren saiu para a volta olímpica com a bandeira brasileira e uma pequena bandeira chinesa. No pódio, foram necessários apenas alguns versos do hino nacional para ela chorar de emoção. Maggi dedicou a vitória à filha, que assistiu à mãe do Brasil. "É pela Sofia que eu estou aqui. Tenho certeza de que Deus fez um caminho diferente, mas para dar tudo certo. E a minha preciosidade está em casa para me acompanhar nisso".

2009

GP do Rio de Janeiro

Em 17 de maio de 2009 Maurren venceu a prova de salto em distância do Grande Prêmio Brasil Caixa de Atletismo com a marca de 6,85 metros. 

São Paulo FC e Nestlé

Em fevereiro de 2010 assinou contrato com o São Paulo FC, seu clube de coração, junto com a parceria da Nestlé.[5]

2011

Liga Diamante 2011

No dia 6 de maio, Maurren disputou a primeira etapa da Liga de Diamante de Atletismo, em Doha, no Catar e cravou a marca de 6,87m e garantiu a medalha de prata. Com este resultado, Maurren garante sua presença em outras competições importantes como o Campeonato Mundial, em Daegu, na Coreia do Sul, e o Pan-Americano de Guadalajara.

GP de Belém

No dia 15 de maio, participou do GP de Belém, nesta competição ficou na terceira colocação com a marca de 6,61m, ela ficou atrás da norte-americana Brianna Glenn e da compatriota Keila Costa.

GP Internacional de São Paulo

Em 22 de maio, Maurren cravou a marca de 6,89m no salto em distância, alcançando a melhor marca do mundo em 2011 até então, que marcou ontem a reinauguração da nova pista do Estádio Ícaro de Castro Mello, no Ibirapuera, em São Paulo. A competição recebeu mais de 180 atletas, de 27 países.

GP Brasil Caixa de Atletismo 2011

No dia 26 de maio de 2011, Maurren conquistou o ouro na prova do salto em distância com uma marca de 6,80m, realizado noEngenhão.